Capa da Página Emater-MG faz alerta para que sementes desconhecidas enviadas pelos Correios não sejam plantadas - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

03/10/2020 às 08:30h

Emater-MG faz alerta para que sementes desconhecidas enviadas pelos Correios não sejam plantadas

Facebook

Quem receber algum pacote entregue por serviço postal que contenha sementes ou mudas desconhecidas não deve plantá-las sob hipótese alguma. Esse alerta foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG).

De acordo com o ministério, a pasta tem recebido denúncias de que moradores de diferentes partes do país estariam recebendo, pelos Correios, pacotes com sementes e plantas vindas de diferentes países, sem que tenham solicitado. Até o momento, não há relatos de casos em Minas Gerais, mas já houve registros em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina.

- Não abra o pacote!
- Caso já tenha aberto, não consuma esse material, não plante as sementes, e também não jogue no lixo.
- Comunique, assim que possível, o Ministério da Agricultura sobre esse recebimento. O e-mail para fazer essa comunicação é [email protected] .
- O material pode ser entregue em qualquer unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ou do Sindicato de Produtores Rurais de seu município. Todas essas instituições estão aptas a receber essas sementes ou mudas e encaminhá-las para análise.

Sem punição

De acordo com o Mapa, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenham efetuado o plantio. 

A lista de produtos com importação autorizada está disponível para livre consulta aqui.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Pixabay

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: