Capa da Página IBGE: desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6% - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 21º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

01/12/2021 às 08:00h

IBGE: desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Facebook

A taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o que significa queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021. O número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados ontem (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população fora da força de trabalho é o contingente daqueles que não estão ocupados e nem buscando emprego. Com o crescimento no número de ocupados, o nível da ocupação, que é o percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho, subiu para 54,1%, enquanto no trimestre anterior tinha sido de 52,1%.

O avanço no número de pessoas ocupadas não veio com melhorias no rendimento real habitual de todos os trabalhos. Ficou em R$2.459, uma queda de 4% relativo ao último trimestre e de 11,1% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Os números indicam que o aumento da ocupação foi puxado por postos de trabalho com salários menores.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Rádio Espacial FM / MONTAGEM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: