O preço da carne bovina pode passar por um aumento, nas próximas semanas, nos açougues Brasil afora. O valor pago pelos consumidores pode ser impactado por uma alteração do ciclo pecuário, em que se tem tido uma menor disponibilidade de animais para abate. Outra situação que pode refletir é o período de estiagem que chega ao final em outubro, mas historicamente gera reflexos ao setor.
Na última semana, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), informou que o início de outubro tem sido de altas no preço da carne. O cenário foi observado no estado paulista e nas demais regiões de pesquisa. “O tempo seco e a falta de pasto tornam muito baixa a oferta de animais de pasto”, atestou o Cepea.
A analista de agronegócio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg Senar), Mariana Simões, ressalta que o período de estiagem, em cenários habituais, pode resultar em uma maior oferta de animais para abates, em função das dificuldades de manejo do gado durante a seca. Na temporada sem chuva, os pastos ficam mais áridos, comprometendo a alimentação do gado.
Como alternativa para garantir os níveis proteicos e energéticos, ela cita que o fornecimento de alimentos como ração à base de milho e soja podem amenizar o impacto. “Mas temos produtores que não conseguem se planejar para ofertar alguns alimentos durante esse período e acabam enviando os animais para abate como estratégia. Então, historicamente, a gente tem épocas do ano que a gente tem uma oferta maior do produto”, cita.
Fonte: O Tempo
03/09/2025 - Cafezinho lidera inflação em restaurantes com alta de 15,36% em 2025
01/09/2025 - Gastos emergenciais ou inesperados com pets comprometem orçamento de tutores
29/08/2025 - Pix: novas regras podem facilitar devolução de valores em casos de golpe; entenda
28/08/2025 - Megaoperação mira esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis nesta quinta
19/08/2025 - 9 em 10 empresas brasileiras faturaram mais com IA, diz pesquisa
06/08/2025 - Café, frutas e carnes estão entre os produtos que passam a pagar sobretaxa de 50%
04/08/2025 - Maus-tratos a animais disparam 51% em Minas, com média de 17 casos por dia