Capa da Página No Mineiro, Atlético não perde mata-mata para time de fora de BH desde 1997 - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

ATLÉTICO MG

No Mineiro, Atlético não perde mata-mata para time de fora de BH desde 1997

24/08/2020 às 20:59h

Facebook

Pausa na disputa do Campeonato Brasileiro. Nesta semana, o Atlético tem foco exclusivo na final do Campeonato Mineiro contra o Tombense. E o time alvinegro tem um longo retrospecto favorável a manter para, quem sabe, conquistar o primeiro título sob o comando do técnico Jorge Sampaoli.

Desde 1997, o Atlético não é eliminado do Estadual por uma equipe de fora de Belo Horizonte. Naquela temporada, o time da capital caiu nas quartas de final para o Villa Nova, de Nova Lima, após perder o jogo de ida por 3 a 1 e vencer o de volta por 1 a 0.

Nestes 23 anos de tabu favorável, foram 16 confrontos mata-mata diante de rivais não sediados na capital mineira - e o time alvinegro não teve nenhuma derrota sequer.

Em 31 partidas eliminatórias contra rivais de fora de BH nesse período, o Atlético venceu 24 e empatou sete. Foram 60 gols marcados (média de quase dois por jogo) e apenas 16 sofridos (cerca de um a cada dois duelos).

Desta vez, porém, o Atlético pode perder o título mesmo se não for derrotado pelo Tombense. Afinal, a equipe do interior tem a vantagem de jogar por dois empates - ou uma vitória e um revés pela mesma diferença de gols -, já que tem melhor campanha no Estadual.

Sampaoli, portanto, prega concentração total nas partidas contra a equipe de Tombos. A hora é de esquecer as duas derrotas seguidas na Série A e buscar o título mineiro, que o Atlético não conquista desde 2017.

“Pensar no que vem é mais importante do que o que passou. Acontece que não ganhamos (no Brasileiro) e (passamos a) pensar na partida de quarta-feira como uma partida transcendente para nós. (Agora é) tentar fazer as correções que esse projeto merece e seguir insistindo”, disse o treinador argentino.

Atlético e Tombense decidem o Campeonato Mineiro em duas partidas, ambas no Mineirão. A primeira, com mando alvinegro, está marcada para 21h30 desta quarta-feira. A segunda será no domingo, a partir das 16h.

Retrospecto do Atlético na fase mata-mata do Campeonato Mineiro desde 1997

2020- Eliminou o América na semifinal. O Tombense, rival da final, será o primeiro adversário do interior no mata-mata desta edição do Estadual.

2019- Eliminou o Tupynambás nas quartas de final e o Boa Esporte na semifinal. Na final, perdeu para o Cruzeiro.

2018- Eliminou a URT nas quartas de final. Na semifinal, eliminou o América. Na final, foi derrotado pelo Cruzeiro.

2017- Eliminou a URT na semifinal e foi campeão ao bater o Cruzeiro na final.

2016- Eliminou a URT na semifinal. Na final, perdeu para o América.

2015- Eliminou o Cruzeiro na semifinal. Na final, foi campeão após superar a Caldense.

2014- Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi superado pelo Cruzeiro na decisão.

2013- Eliminou o Tombense na semifinal e foi campeão ao derrotar o Cruzeiro na decisão.

2012- Eliminou o Tupi na semifinal e foi campeão ao derrotar o América na decisão.

2011- Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Eliminou o América na semifinal e foi vice-campeão ao perder para o Cruzeiro na decisão.

2010- Superou o América nas quartas de final, o Democrata na semifinal e o Ipatinga na final, sagrando-se campeão.

2009- Eliminou o Uberaba nas quartas de final e o Rio Branco na semifinal. Na final, foi superado pelo Cruzeiro.

2008- Eliminou o Tupi na semifinal e foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Cruzeiro na decisão.

2007- Eliminou o Democrata na semifinal e foi campeão ao superar o Cruzeiro na decisão.

2006- Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.

2005- Não enfrentou times do interior no mata-mata do Mineiro. Foi eliminado na semifinal pelo Cruzeiro.

2004- Eliminou a Caldense na semifinal e foi vice-campeão ao perder a decisão para o Cruzeiro.

2003- Regulamento da competição estabeleceu que o formato de disputa fosse de pontos corridos. Portanto, não houve mata-mata.

2002- Por disputar a Copa Sul-Minas, o Atlético - a exemplo dos outros times da capital - não disputaram o Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra jogou o Supercampeonato Mineiro, que contou com dois representantes do interior (Caldense e Mamoré). Porém, o formato de disputa não previa confrontos mata-mata.

2001- Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi vice-campeão ao perder a decisão para o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.

2000- Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o Cruzeiro e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.

1999- Nesta temporada, a fase mata-mata do Mineiro previa a disputa apenas de dois jogos da final. O Atlético foi campeão ao vencer a decisão contra o América e, portanto, não encarou times do interior nessa etapa da competição.

1998- Eliminou a Caldense nas quartas de final e o América na semifinal. Na decisão, foi superado pelo Cruzeiro e ficou com o vice-campeonato.

1997- Foi eliminado pelo Villa Nova nas quartas de final.

Fonte: Super Esportes

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: