Capa da Página São de 96,5% as chances de o 1º colocado do Campeonato Mineiro ser Atlético ou América - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

29/03/2021 às 09:00h

São de 96,5% as chances de o 1º colocado do Campeonato Mineiro ser Atlético ou América

Facebook

Antes de se enfrentarem, eles jogam como visitantes, na próxima quinta-feira. O Coelho abre a sexta rodada encarando o Uberlândia, às 11h, no Parque do Sabiá, e o Atlético fecha, jogando contra a quarta colocada Caldense, às 17h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.

Os resultados desses dois jogos influenciam nas contas de ambos, mas dificilmente tirarão deles a condição de favoritos ao primeiro lugar da fase classificatória, que garante a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais e na decisão, caso o clube chegue nela.

Rebaixamento

Depois de no ano passado cinco pontos serem suficientes para um clube evitar o rebaixamento ao Módulo II, marca mais baixa nas 12 edições do Mineiro com fórmula de disputa idêntica a atual, essa situação não se repetirá.

Isso porque o Uberlândia, 11º colocado e que abre o Z-2, já soma quatro pontos, mesma marca do Boa Esporte, que leva vantagem no saldo de gols (-2 a -6).

Pelos cálculos da UFMG, apenas o lanterna Coimbra, que soma dois pontos em 15 disputados, tem mais de 50% de chances de rebaixamento, aparecendo com 58,4%.

As projeções mostram que a marca segura hoje para se evitar a queda são 11 pontos, mais do que o dobro do que foi registrado no ano passado. Mas esse número sofre alterações a cada rodada, para cima ou para baixo.

A maior pontuação necessária para não ser rebaixado, nas 12 edições do Estadual neste século com fórmula idêntica a atual, foi 14, em 2016.

Fonte: Super Esportes

Foto: Bruno Cantini/Agência Galo/Atlético

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: