28/08/2026 às 08:47h
Romper o silêncio pode ser o primeiro passo para interromper um ciclo de violência. É com essa proposta que o Agosto Lilás, campanha criada em referência à Lei Maria da Penha, que completou 20 anos recentemente, ganha força todos os anos, levando informação e orientação para toda a população.
E os números mostram que o alerta continua necessário. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2026, Minas Gerais registrou 177 feminicídios no último ano, aumento de 4,4% em relação a 2024, concentrando 11,3% das vítimas registradas no país.
Em Pará de Minas, a realidade não é diferente, e a Guarda Civil Municipal tem reforçado a preparação das equipes para atender essas ocorrências e atuar em conjunto com outros serviços da rede de proteção. A inspetora da GCM, Tainara Brandão, explica que, além dos casos, também houve aumento na procura pelos canais de denúncia:
CLique e ouça Tainara Brandão
O atendimento não termina na denúncia. Dependendo da situação, a vítima pode ser encaminhada para outros órgãos especializados, como o CREAS, o Conselho Municipal da Mulher e a Polícia Civil, que trabalham de forma integrada para oferecer orientação e proteção. Tainara destaca como essa rede funciona e a importância de procurar ajuda diante de uma situação de violência:
CLique e ouça Tainara Brandão
Mais do que uma campanha de um mês, o Agosto Lilás reforça uma mensagem que precisa permanecer durante todo o ano e a denúncia pode ser feita pelo 153, da Guarda Civil Municipal; 190, da Polícia Militar; ou 180, canal nacional de atendimento à mulher. Além disso, a Delegacia da Polícia Civil também recebe as vítimas presencialmente na Praça Afonso Pena, número 55, no centro da cidade.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
06/01/2026 - Saiba como manter a alimentação saudável dos filhos durante as férias escolares
06/01/2026 - Prefeitura de Pará de Minas passa a emitir nota fiscal eletrônica no padrão nacional
06/01/2026 - Polícia Rodoviária orienta motoristas durante tráfego intenso em dias com chuvas
06/01/2026 - HNSC alerta para baixo estoque de sangue e convida população a fazer doação
05/01/2026 - Férias escolares; quais as opções para se divertir com as crianças neste período
05/01/2026 - Centro Pop de Pará de Minas passa a funcionar na Avenida Ovídio de Abreu
05/01/2026 - Ressaca financeira pós comemorações; saiba como fugir do endividamento
05/01/2026 - Prefeitura divulga datas de pagamento do IPTU; advogada explica a cobrança do tributo