01/07/2026 às 08:33h
Conviver com uma doença renal crônica significa adaptar toda a rotina em função do tratamento. Para milhares de pessoas, além das consultas e dos cuidados com a saúde, existe também outro desafio: percorrer longas distâncias várias vezes por semana para realizar a hemodiálise, um procedimento responsável por filtrar o sangue e retirando substâncias tóxicas, excesso de líquidos e resíduos que o organismo sozinho já não consegue eliminar.
Pensando nesse cenário, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais está ampliando a oferta da hemodiálise para diferentes regiões do estado. O objetivo é diminuir os impactos diários de quem depende desse cuidado contínuo, como explica o responsável pela pasta, Fábio Baccheretti:
Clique e ouça Fábio Baccheretti
Atualmente, cerca de 14 mil pessoas realizam o procedimento em Minas Gerais e o estado conta com 90 centros em funcionamento. Para ampliar esse atendimento, já foram investidos mais de R$31,2 milhões, com previsão de implantação de 11 novas unidades.
A expectativa agora é, justamente, facilitar o acesso e permitir que mais pessoas consigam manter o tratamento com mais conforto e segurança no estado.
Por Sarah Faria com informações da Agência Minas Gerais
Foto: Daniela Oliveira / Divulgação
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário