Capa da Página Após questionamentos, secretário explica contabilização de recuperados da COVID-19 no Boletim da Prefeitura - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/05/2020 às 08:33h

Após questionamentos, secretário explica contabilização de recuperados da COVID-19 no Boletim da Prefeitura

Facebook

Os boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas com o número de infectados pelo coronavírus tem gerado questionamentos por parte de vários pará-minenses. Segundo eles, como podem pacientes que não passaram por testes terem sido recuperados da doença.

Diante dos questionamentos, o Jornal da Cidade procurou o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, em busca de uma explicação mais detalhada sobre a metodologia aplicada no boletim diário.

O boletim dessa quinta-feira (14), por exemplo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde informou que 432 pessoas já se recuperaram do coronavírus.

De acordo com o secretário, os casos recuperados são todos aqueles notificados testados ou não para COVID-19, confirmados e descartados que cumpriram o isolamento, quarentena de no mínimo 15 dias, e não apresentaram mais sintomas gripais. Wagner Magesty explica que essa recomendação vem do Ministério da Saúde:

Clique e ouça Wagner Magesty

Wagner Magesty explica que algumas pessoas confundem síndromes gripais com outras doenças:

Clique e ouça Wagner Magesty

O secretário também respondeu os questionamentos sobre o motivo de não se fazer testes rápidos em todos os 510 pacientes que foram notificados no boletim:

Clique e ouça Wagner Magesty

Wagner Magesty também informou que pacientes suspeitos ou testados positivos que estão com caso leve, recebem orientação da Secretaria Municipal de Saúde para ficar em isolamento. Conforme o convívio da pessoa, toda a família também acaba monitorada, como ocorreu recentemente no Distrito de Tavares:

Clique e ouça Wagner Magesty

De acordo com a pasta 11 pacientes testaram positivo para COVID-19, sendo que 9 já estão recuperados e apenas duas pessoas permanecem internadas nos hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou também 78 casos estão em acompanhamento, 62 foram descartados, 3 estão em análise e um óbito de uma paciente de 54 anos está sob investigação, aguardando resultado de exame.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: