29/01/2026 às 07:34h
Pará de Minas segue intensificando as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Após o cancelamento do mutirão que seria realizado na última semana, as equipes de combate as arboviroses voltam a campo nesta sexta-feira (30/1).
Dias intercalados entre chuva e sol são considerados propícios para a proliferação das arboviroses. Os bairros Recanto da Lagoa e Santa Edwirges receberão os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, devido a alta infestação de casos da doença, como explica Adílson Batista, Diretor da Vigilância em Saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Adilson Batista
Cerca de 68 agentes de endemias estão empenhados no combate as arboviroses durante os mutirões que ocorrerão durante o ano em Pará de Minas. Com isso, a Vigilância Ambiental destaca a relevância da participação dos moradores da região:
Clique e ouça Adilson Batista
O mosquito se prolifera em ambientes com água parada, especialmente em áreas urbanas, em locais úmidos e com altas temperaturas.
Para além das ações como nos mutirões de limpeza, atitudes simples no dia a dia como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d'água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas podem ajudar no combate ao mosquito da dengue.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
19/08/2026 - Golpe do “falso gerente” usa inteligência artificial para enganar clientes de bancos
18/08/2026 - Jovem que nasceu sem os dois braços conquista carteira de habilitação em Pará de Minas
18/08/2026 - Morre aos 93 anos Zé Penha, símbolo da cultura de Pará de Minas
18/08/2026 - Livro resgata 60 anos de história da Escola Estadual Fernando Otávio
18/08/2026 - Novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pará de Minas toma posse
17/08/2026 - Automedicação faz parte da rotina de nove em cada dez brasileiros