29/01/2026 às 07:34h
Pará de Minas segue intensificando as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Após o cancelamento do mutirão que seria realizado na última semana, as equipes de combate as arboviroses voltam a campo nesta sexta-feira (30/1).
Dias intercalados entre chuva e sol são considerados propícios para a proliferação das arboviroses. Os bairros Recanto da Lagoa e Santa Edwirges receberão os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, devido a alta infestação de casos da doença, como explica Adílson Batista, Diretor da Vigilância em Saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Adilson Batista
Cerca de 68 agentes de endemias estão empenhados no combate as arboviroses durante os mutirões que ocorrerão durante o ano em Pará de Minas. Com isso, a Vigilância Ambiental destaca a relevância da participação dos moradores da região:
Clique e ouça Adilson Batista
O mosquito se prolifera em ambientes com água parada, especialmente em áreas urbanas, em locais úmidos e com altas temperaturas.
Para além das ações como nos mutirões de limpeza, atitudes simples no dia a dia como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d'água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas podem ajudar no combate ao mosquito da dengue.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
06/02/2025 - Presidente da Câmara rebate vice-prefeito sobre críticas a emenda impositiva
05/02/2025 - As passagens do transporte coletivo podem ter reajuste neste ano?
05/02/2025 - Musicoterapia; Escola Municipal de Música Geraldo Martins oferta aulas gratuitas
05/02/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
05/02/2025 - Mutirão de Limpeza; ação contra a dengue percorrerá o bairro Santos Dumont
05/02/2025 - Especialistas falam da alta no preço do café e revelam incertezas quanto a cafeicultura
04/02/2025 - Ciclistas não abrem mão dos desafios pelas ruas da cidade