02/10/2025 às 08:45h
As intensas queimadas na região e também a emissão de poluentes industriais podem gerar diversos impactos na vida humana. De acordo com monitoramento da empresa suíça IQAir, o ar de Pará de Minas está cerca de 5 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A previsão diária do índice de qualidade do ar (IQA⁺) de Pará de Minas e região deve piorar nos próximos dias e ficar abaixo do parâmetro nas normas legais de qualidade do ar, chegando a 62 µg/m³ microgramas por metro cúbico.
Clique e ouça Matheus Goebel
Os registros de queimadas associadas à poluição industrial causam diversos agravos na saúde. A presença de pacientes nas unidades de saúde também aumentam, especialmente grupos mais vulneráveis como crianças e idosos:
Clique e ouça Matheus Goebel
A poluição do ar também causa sujeiras com fuligens e pó químicos de resíduos industriais. Na cidade, bairros como o JK, Santos Dumont, São Cristóvão e Santo Antônio, são registradas diversas reclamações de moradores sobre atividades de siderúrgicas e de borracha. Os poluentes são emitidos com mais frequência durante a noite, já que a fumaça se torna mais disfarçada.
Pará de Minas atualmente não possui monitoramento local da qualidade do ar. Segundo informações apuradas pelo JC Notícias, durante dois anos, uma empresa vencedora da licitação mapeou 8 pontos sobre a qualidade do ar na cidade, e apresentou, em reuniões, diversos relatórios sobre a emissão de poluentes atmosféricos.
Em um trabalho que foi desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foram realizadas fiscalizações durante os anos de 2023 e 2024, e aplicadas multas a empresas que estavam em desacordo com as normas ambientais previstas na legislação.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas
19/02/2025 - Dengue; Vacinação para doses próximas do vencimento é ampliada pelo Ministério da Saúde