Capa da Página Atenção proprietário de imóvel rural: saber fazer a declaração do ITR evita problemas com a Receita Federal - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/09/2021 às 07:54h

Atenção proprietário de imóvel rural: saber fazer a declaração do ITR evita problemas com a Receita Federal

Facebook

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a Declaração do ITR, menos aquelas que são isentas ou imunes. O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal.

O prazo para a entrega inicia em 16 de agosto e termina em 30 de setembro de 2021, caso o cidadão não transmita a declaração nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Mário Martins Jacinto, contador pará-minense dá mais detalhes sobre o ITR e como se dá o processo de transmissão desse tipo de declaração:

Clique e ouça Mário Martins

Além da Receita Federal, Mário explica que o proprietário rural precisa também informar alguns dados ao IBAMA:

Clique e ouça Mário Martins

O contador ressalta também a necessidade de se declarar todos os documentos citados. Ele ainda explica as punições que os proprietários rurais estão sujeitos caso não façam suas declarações:

Clique e ouça Mário Martins

Em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: