09/09/2025 às 09:02h
Os impactos da degradação ambiental tem feito com que diversos animais venham procurar refúgio em outras áreas. O final do inverno é considerado um período propício para as queimadas na região, situação que agrava a biodiversidade de várias espécies animais.
Motoristas que trafegam pelas principais vias da região nesta época, percebem a presença de muitos desses animais atropelados nas pistas. Adriano Dutra, sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica como é feito o trabalho quando a corporação é acionada:
Clique e ouça Adriano Dutra
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Divinópolis, atende parte da região oeste do estado e recolhe animais, desempenhando um trabalho essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestres.
No local, são feitos aproximadamente 1.300 resgates de animais ao ano. As aves estão entre os principais atendimentos pelo órgão, muitas oriundas de cativeiro e de adversidades ambientais, como os incêndios. Sotero Greco, coordenador da unidade, explica de que modo é feita a triagem:
Clique e ouça Sotero Greco
Estima-se que em Minas Gerais, alguns trechos de rodovias como a BR-262 tem registrado um alto número de atropelamentos de animais silvestres, segundo levantamentos do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
07/04/2026 - Prazo para regularizar título se aproxima e Cartório Eleitoral intensifica atendimentos
06/04/2026 - Academia de Letras de Pará de Minas se prepara para realizar 1ª Festa Literária
04/04/2026 - Polícia Militar Rodoviária segue com a operação Semana Santa até domingo
02/04/2026 - Você se considera uma pessoa dependente emocionalmente?
02/04/2026 - Contagem Regressiva: Inscrições para a 10ª Corrida Sicoob Ascicred entram na reta final
02/04/2026 - Cartório Eleitoral de Pará de Minas muda para novo endereço