09/09/2025 às 09:02h
Os impactos da degradação ambiental tem feito com que diversos animais venham procurar refúgio em outras áreas. O final do inverno é considerado um período propício para as queimadas na região, situação que agrava a biodiversidade de várias espécies animais.
Motoristas que trafegam pelas principais vias da região nesta época, percebem a presença de muitos desses animais atropelados nas pistas. Adriano Dutra, sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica como é feito o trabalho quando a corporação é acionada:
Clique e ouça Adriano Dutra
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Divinópolis, atende parte da região oeste do estado e recolhe animais, desempenhando um trabalho essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestres.
No local, são feitos aproximadamente 1.300 resgates de animais ao ano. As aves estão entre os principais atendimentos pelo órgão, muitas oriundas de cativeiro e de adversidades ambientais, como os incêndios. Sotero Greco, coordenador da unidade, explica de que modo é feita a triagem:
Clique e ouça Sotero Greco
Estima-se que em Minas Gerais, alguns trechos de rodovias como a BR-262 tem registrado um alto número de atropelamentos de animais silvestres, segundo levantamentos do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
13/05/2026 - Parque Girassol ampliará atendimento já realizado pelo CER IV em Pará de Minas
13/05/2026 - Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é criado no Brasil
13/05/2026 - Prefeitura busca solução para urbanizar bairro Senador Valadares