01/08/2025 às 08:27h
Em diversos pontos da cidade, moradores questionam a coloração escura ou rosada das águas do Ribeirão Paciência. Entre as denúncias recebidas pelo setor de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Pará de Minas, está a mortandade de peixes na altura do bairro União, ocorrência que segue em análise pela pasta.
Conceição Aparecida possui uma propriedade rural próxima a nascente do Ribeirão Paciência, na Mata dos Pimentas. Ela conversou com o Jornal da Cidade e detalhou como é a relação com o ribeirão que passa ao fundo de sua residência:
Clique e ouça Conceição Aparecida
O futuro do principal manancial de águas de Pará de Minas preocupa moradores e ambientalistas, visto que os mesmos acreditam na preservação ambiental como imprescindível para a qualidade de vida da população ribeirinha e também da fauna e da flora local, como destaca Conceição Aparecida:
Clique e ouça Conceição Aparecida
H Ao longo dos anos, o Ribeirão Paciência chegou a possuir 36 afluentes, que são os cursos de água menores que deságuam em rios principais, mas hoje conta com 15. A poluição, atividades ligadas ao agronegócio, o descarte de dejetos industriais e das pocilgas são apontados como um dos principais problemas para a manutenção deste ecossistema.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
22/07/2025 - Esportista de Pará de Minas conquista bicampeonato de corrida em trilhas e montanhas
22/07/2025 - Polícia Rodoviária orienta condutores em viagens durante o recesso escolar
22/07/2025 - Centro-Oeste mineiro se destaca na produção de mel e movimenta economia local
21/07/2025 - Secretário de Saúde fala sobre perspectivas da pasta para o segundo semestre
21/07/2025 - Recesso escolar: Saiba os principais cuidados ao adquirir pacotes de viagens!