Capa da Página Baixo volume de água do Ribeirão Paciência acentua crise ambiental e incertezas sobre o futuro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/08/2025 às 08:27h

Baixo volume de água do Ribeirão Paciência acentua crise ambiental e incertezas sobre o futuro

Facebook

Considerada a principal microbacia de Pará de Minas, o Ribeirão Paciência enfrenta dificuldades na conservação de solo, captação de água e um dos maiores desafios: o tratamento de efluentes por empresas que despejam resíduos químicos nas águas.

Em diversos pontos da cidade, moradores questionam a coloração escura ou rosada das águas do Ribeirão Paciência. Entre as denúncias recebidas pelo setor de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Pará de Minas, está a mortandade de peixes na altura do bairro União, ocorrência que segue em análise pela pasta.

Conceição Aparecida possui uma propriedade rural próxima a nascente do Ribeirão Paciência, na Mata dos Pimentas. Ela conversou com o Jornal da Cidade e detalhou como é a relação com o ribeirão que passa ao fundo de sua residência:

Clique e ouça Conceição Aparecida

O futuro do principal manancial de águas de Pará de Minas preocupa moradores e ambientalistas, visto que os mesmos acreditam na preservação ambiental como imprescindível para a qualidade de vida da população ribeirinha e também da fauna e da flora local, como destaca Conceição Aparecida:

Clique e ouça Conceição Aparecida 

H Ao longo dos anos, o Ribeirão Paciência chegou a possuir 36 afluentes, que são os cursos de água menores que deságuam em rios principais, mas hoje conta com 15. A poluição, atividades ligadas ao agronegócio, o descarte de dejetos industriais e das pocilgas são apontados como um dos principais problemas para a manutenção deste ecossistema.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: