05/05/2026 às 08:29h
Em meio às discussões sobre mudanças climáticas, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG, dá um passo importante ao ampliar o incentivo a projetos ambientais. A instituição anunciou a liberação de R$700 milhões em financiamentos voltados para empresas, produtores rurais e prefeituras que queiram investir em iniciativas mais sustentáveis.
A proposta acompanha um movimento cada vez mais presente no mercado, a chamada economia verde. Na prática, isso significa apoiar ações que reduzam impactos ambientais e, ao mesmo tempo, tragam ganhos econômicos, como a redução no consumo de energia, reaproveitamento de resíduos e uso de fontes renováveis.
Com taxas mais atrativas e prazos que podem chegar a 12 anos, incluindo carência de até dois anos para começar a pagar, o crédito busca facilitar a adesão a esse tipo de projeto, como explica o presidente do banco, Gabriel Viégas Neto:
Clique e ouça Gabriel Viégas Neto,
No agronegócio, por exemplo, uma das apostas é o incentivo a práticas como recuperação de solo e sistemas agroflorestais, que aumentam a produtividade ao mesmo tempo em que preservam os recursos naturais. Já para empresas, há linhas específicas voltadas à modernização de processos industriais com foco em economia de energia e redução de desperdícios.
As prefeituras também entram nesse cenário, com possibilidades de investir em iluminação pública mais eficiente, instalação de energia solar em prédios públicos, criação de áreas verdes e até na modernização do transporte coletivo com ônibus elétricos.
Para além do financiamento, a iniciativa pretende unir desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e, simultaneamente, elevar a qualidade de vida da população e o futuro das cidades mineiras.
Por Sarah Faria
Foto: BDMG /Divulgação
18/03/2025 - Observatório de Segurança Pública revela alta de acidentes em Pará de Minas
18/03/2025 - Divórcio Cinza: O fenômeno crescente da separação na terceira idade
18/03/2025 - Decretação da pandemia de covid-19 completou cinco anos em Pará de Minas
18/03/2025 - Prefeitura se pronuncia sobre paralisação de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde
17/03/2025 - Problemas com escorpiões ainda assolam moradores próximos do Cemitério de Pará de Minas
17/03/2025 - Águas de Pará de Minas abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz
17/03/2025 - Credirural anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral