Nos falamos no bloco anterior sobre o calor intenso nos últimos dias e a expectativa com a chegada de fortes chuvas na nossa região ainda essa semana. Essa situação pode agravar as ocorrências envolvendo alguns animais, como os escorpiões. Em Pará de Minas é comum os atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos. No meio urbano, durante o período de chuvas, o aumento no volume de água desaloja escorpiões que vivem em redes de esgoto, que acabam invadindo residências em busca de abrigo.
De acordo com o Painel da Vigilância em Saúde do estado, foram 230 notificações no último ano e 80% das notificações foram provocadas pelo escorpião. Para o médico Adebal de Andrade, a busca pelo serviço médico deve ser feita o quanto antes para evitar os casos mais graves:
Clique e ouça Adebal de Andrade Filho
Diante desse panorama, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mantém o alerta à população, especialmente em dias com chuvas e sol. As ações incluem a busca ativa pelo animal e segue como o principal e tem êxito nos resultados, como destaca o médico veterinário Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
De acordo com levantamento do Centro de Controle de Zoonozes os bairros Recanto da Lagoa, São José, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes são os locais com mais notificações do aparecimento e de acidentes envolvendo os escorpiões. Nesses casos, o recomendado é procurar o mais rápido possível o atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/09/2025 - Cantor mirim fala sobre sua paixão pela música sertaneja
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito