Nos falamos no bloco anterior sobre o calor intenso nos últimos dias e a expectativa com a chegada de fortes chuvas na nossa região ainda essa semana. Essa situação pode agravar as ocorrências envolvendo alguns animais, como os escorpiões. Em Pará de Minas é comum os atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos. No meio urbano, durante o período de chuvas, o aumento no volume de água desaloja escorpiões que vivem em redes de esgoto, que acabam invadindo residências em busca de abrigo.
De acordo com o Painel da Vigilância em Saúde do estado, foram 230 notificações no último ano e 80% das notificações foram provocadas pelo escorpião. Para o médico Adebal de Andrade, a busca pelo serviço médico deve ser feita o quanto antes para evitar os casos mais graves:
Clique e ouça Adebal de Andrade Filho
Diante desse panorama, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mantém o alerta à população, especialmente em dias com chuvas e sol. As ações incluem a busca ativa pelo animal e segue como o principal e tem êxito nos resultados, como destaca o médico veterinário Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
De acordo com levantamento do Centro de Controle de Zoonozes os bairros Recanto da Lagoa, São José, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes são os locais com mais notificações do aparecimento e de acidentes envolvendo os escorpiões. Nesses casos, o recomendado é procurar o mais rápido possível o atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
01/08/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
01/08/2025 - Mais de 3.900 eleitores devem ir às urnas no próximo domingo em São José da Varginha
01/08/2025 - Sicoob Credirural é reconhecida entre as maiores cooperativas de MG
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais