26/05/2026 às 08:54h
O descarte incorreto de materiais cortantes e perfurantes ainda representa um risco diário para profissionais da limpeza urbana e da coleta de recicláveis. Pensando nisso, a ENGESP, empresa responsável pela limpeza urbana em Pará de Minas, lançou a campanha “Seu lixo pode ferir – Descarte com consciência”, buscando conscientizar a população sobre atitudes simples que ajudam a evitar acidentes durante a coleta.
Entre as orientações, estão identificar sacolas com materiais perigosos, proteger objetos cortantes antes do descarte e evitar deixar itens perfurantes soltos no lixo comum. Para o gari Gustavo Augusto Lopes Leite, no caso das seringas, por exemplo, alguns cuidados fazem toda a diferença:
Clique e ouça Gustavo Augusto Lopes Leite
Já o gari Luiz Henrique de Almeida destaca que os vidros quebrados também estão entre os materiais que mais causam acidentes durante a separação e coleta dos resíduos:
Clique e ouça Luiz Henrique de Almeida
Segundo a coordenadora dos serviços de limpeza urbana, Denise Alves, a participação da população é fundamental para que o trabalho seja feito de forma mais segura e eficiente, tanto para os garis quanto para os profissionais da reciclagem:
Clique e ouça Denise Alves
A campanha reforça que pequenas atitudes dentro de casa podem evitar ferimentos graves e contribuir diretamente para a valorização e proteção dos trabalhadores que atuam diariamente preservando nossa cidade.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
14/02/2025 - Estação afro; Calendário de eventos promoverá valorização da cultura negra
14/02/2025 - Novas vagas; Escola de Artes e Ofícios Sica abre inscrições para 18 cursos
14/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
14/02/2025 - Carnaval 2025: Procon orienta foliões sobre reservas de hospedagens em Belo Horizonte