Capa da Página Cartão de crédito por aproximação se torna alvo de golpistas; Procon dá dicas de como se proteger - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/09/2021 às 07:09h

Cartão de crédito por aproximação se torna alvo de golpistas; Procon dá dicas de como se proteger

Facebook

Os pagamentos por aproximação caíram no gosto dos brasileiros. Só no primeiro semestre deste ano, o número de transações na modalidade aumentou mais de cinco vezes em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e de Serviços, os pagamentos por aproximação no país, em 2021, já somam mais de R$ 53 bilhões.

Somente em junho deste ano, foram 112 milhões de transações no país, número sete vezes maior do que no mesmo mês do ano passado, segundo a entidade. O problema é que a facilidade também atrai fraudes.

Golpistas têm se aproveitado da fácil transferência e furtado quantias somente posicionando máquinas de cartões próximas as bolsas ou carteiras. Mesmo sendo uma fraude, os bancos não estão ressarcindo seus clientes.

Nesse cenário, o consumidor lesado pode acionar o Procon. Em entrevista ao Jornal da Cidade, a advogada do órgão em Pará de Minas, Patrícia Oliveira faz o alerta à população e chama a atenção para os riscos dos cartões por aproximação:

Clique e ouça Patrícia Oliveira

Patrícia destaca que os bancos estão muito resistentes em fazer acordo com os consumidores que foram lesados:

Clique e ouça Patrícia Oliveira

Em caso de fraudes, procure o Procon de Pará de Minas na rua Sacramento, 317, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: