Com a chegada do fim de ano, muitas famílias enfeitam as residências se preparando para o Natal. Com isso, a Cemig orienta que seja feito com segurança e destaca medidas importantes para evitar acidentes envolvendo choques elétricos e curtos-circuitos, que podem causar incêndios e outros danos.
A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. Técnica de Segurança do Trabalho da Cemig, Geziane Calixto alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas:
Clique e ouça Geziane Calixto
A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais também orienta que a fixação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando as gambiarras:
Clique e ouça Geziane Calixto
São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou Ts) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio.
Em caso de instalações em fachadas das residências, principalmente aquelas com mais de um pavimento, deve-se observar uma distância mínima de um 1,5 metro em relação à rede elétrica.
Com Informações da Cemig
Fotos: Cemig
14/08/2025 - Começa a vacinação de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino
14/08/2025 - Agro Nosso: Rádio acorda e informa o homem do campo
13/08/2025 - Patronato celebra São João Bosco com programação diversificada
13/08/2025 - CRAS promove evento para fortalecer vínculos entre idosos, familiares e cuidadores
13/08/2025 - Semana da Juventude aborda temas relacionados ao desenvolvimento social da população
13/08/2025 - Espacial FM comemora 44 anos de radiofusão e vai expandir seus canais de comunicação
12/08/2025 - Polícia prende dono de clínica por suspeita de estupro
12/08/2025 - Orgulho e referência: maior campeão de rally das Américas é de Pará de Minas