Capa da Página Covid-19: governo inclui gestantes e jovens deficientes no grupo prioritário da vacinação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/08/2021 às 07:49h

Covid-19: governo inclui gestantes e jovens deficientes no grupo prioritário da vacinação

Facebook

O Governo Federal incluiu definitivamente gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. A alteração na Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (30).

Crianças e os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade também passam a fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 “conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade”.

A inclusão de gestantes e adolescentes no grupo foi motivada por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinava ao Ministério da Saúde a análise da inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI). Mendes argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a esse público, não faria sentido limitar a vacinação apenas a maiores de idade.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que assim que for concluída a vacinação de maiores de 18 anos, o Brasil iniciará a vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 ano

Vacinação em Pará de Minas

Segundo consulta feita pela equipe de Jornalismo da Rádio Espacial FM ao painel Vacinômetro do Governo de Minas, foi possível encontrar os novos números da vacinação dos pará-minenses. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, Pará de Minas já recebeu 69.813 imunizantes e vacinou com a primeira dose 43.190 pessoas.

Em contrapartida, a cidade vacinou com a 2ª dose menos da metade de quem já tomou a 1ª. Até o momento, 12.933 pessoas já foram imunizadas por completo na cidade, além de 2.375 que tomaram a dose única da Janssen.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar o calendário vacinal, com os locais e horários, de acordo com as faixas etárias e públicos prioritários.

Com informações da Agência Brasil e JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: