17/08/2026 às 07:41h
Foram cerca de seis minutos que pareceram uma eternidade para uma mãe. A pequena Helena, de apenas oito meses, chegou à UBS Walter Martins, em Pará de Minas, na última quinta-feira (13), já bastante debilitada depois de se engasgar em casa. A situação exigiu uma resposta rápida da equipe, que conseguiu retirar o objeto e fazer a bebê voltar a respirar.
A mãe, Gisele Borges dos Santos, conta que percebeu o engasgo e correu em busca de ajuda. Na unidade, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem iniciaram imediatamente as manobras de desengasgo:
Clique e ouça Gisele Borges dos Santos
Durante o atendimento, a equipe identificou o que estava impedindo a passagem de ar, uma tampa de pomada para assaduras. Depois de diferentes manobras, o objeto finalmente foi retirado e a enfermeira Maristela Melgaço, que participou do socorro, explica em detalhes como foi a ação conjunta:
Clique e ouça Maristela Melgaço
Com a bebê estabilizada, o SAMU foi acionado e Helena foi encaminhada para a UPA Pediátrica, onde permaneceu em observação. Horas depois, recebeu alta e voltou para casa bem. A médica da UBS, Vitória Guebls, destaca ainda a importância da atenção primário e do trabalho realizado:
CLique e ouça Vitória Guebls
O susto terminou, mas deixa um alerta: objetos pequenos e aparentemente inofensivos podem representar um risco enorme para crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Por isso, todo cuidado é pouco com aquilo que fica ao alcance dos pequenos.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
30/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/05/2025 - Maio Laranja reforça combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no país
30/05/2025 - Incêndio em mato alto de lote da prefeitura causa sujeira em casas do Cores de Minas
30/05/2025 - Reações à vacina da gripe: por que acontecem e quem está mais suscetível
29/05/2025 - Você já acertou as contas com o Leão? O prazo termina amanhã, dia 30
29/05/2025 - Ascipam reúne vencedores de mais uma etapa da Compra da Sorte Digital
29/05/2025 - Especialista comenta sobre o comportamento do bullying em diferentes ambientes
29/05/2025 - Pediatra explica sintomas de bronquiolite e faz alerta aos pais sobre automedicação