Capa da Página De pai para filho: Ofício de sapateiro ainda resiste apesar dos desafios - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

24/10/2025 às 09:14h

De pai para filho: Ofício de sapateiro ainda resiste apesar dos desafios

Facebook

Neste sábado, 25 de outubro, será comemorado o Dia do Sapateiro. Esse ofício sobrevive, apesar de desafios como a produção industrial em massa e a mudança nos hábitos de consumo. Muitos sapateiros se adaptaram, inovaram e mantêm vivas as tradições, oferecendo serviços como reparo e manutenção de calçados.

Aqueles que se destacam pela qualidade, originalidade e serviços personalizados têm mais chances de sucesso no mercado. Em Pará de Minas, existem poucos especialistas em reparos de calçados, como é o caso de Claudinei Eli de Almeida, o popular Claudinei Sapateiro, que atende na Vila Raquel, e que herdou a profissão do pai Zé do Nato, um dos pioneiros na cidade:

Clique e ouça Claudinei Eli de Almeida

Antigamente, comprar um calçado novo custava caro, então, compensava mandar arrumar aqueles mais velhos. Com a queda na demanda, muitos estabelecimentos de reparos foram deixando de existir, mas alguns ainda resistiram e recebem vários clientes, como confirma Claudinei:

Clique e ouça Claudinei Eli de Almeida

Claudinei lamenta que atualmente os jovens não querem aprender esse ofício para continuar mantendo os estabelecimentos de reparos de calçados em Pará de Minas:

Clique e ouça Claudinei Eli de Almeida

Segundo o sapateiro, as mulheres procuram mais pelos serviços de reparos de calçados, em Pará de Minas.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: