Capa da Página - Declaração de Imposto de Renda pode ser feita em conjunto por casais; entenda como é a modalidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

29/06/2020 às 09:04h

Declaração de Imposto de Renda pode ser feita em conjunto por casais; entenda como é a modalidade

Facebook

A poucos dias para o fim do prazo de entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2020, muitos casais se perguntam se é possível fazer uma declaração conjunta. A resposta é sim, e cabe a ambos avaliarem o que é mais vantajoso, do ponto de vista tributário: se entregar a declaração conjunta ou de forma individual.

Pelas regras da Receita Federal, podem declarar de forma conjunta pessoas que são casadas oficialmente, que vivem uma união estável há mais de cinco anos ou casais com filhos, independentemente do tempo de relação. As regras também valem para uniões homoafetivas.

Para saber mais informações sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o contador pará-minense, Mário Martins Jacinto. Em entrevista, ele explica como funciona a declaração conjunta entre os casais:

Clique e ouça Mário Martins Jacinto

Mário Martins destaca a documentação necessária para que os casais possam fazer a declaração:

Clique e ouça Mário Martins Jacinto

Vale lembrar que o prazo para a entrega da declaração do IR 2020 termina às 23h59 do próximo dia 30 de junho. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal estendeu por dois meses este prazo, que normalmente vai até o fim de abril.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: