O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizou na última segunda-feira (27/1), 21 mortes por dengue no país em 2025, sendo duas delas registradas no estado mineiro, onde outros oito óbitos estão em investigação.
Os casos da doença, que tradicionalmente aumentam durante o verão, começaram o ano em um patamar mais baixo do que o registrado em 2024. No entanto, as suspeitas confirmadas não deixam de preocupar as autoridades, uma vez que sorotipos mais fortes estão em circulação.
Douglas Duarte, coordenador de Vigilância Ambiental, pontua que o cenário estadual é resultado do acumulo de negligências coletivas, que representam os erros constantes em relação a falta de eliminação dos focos de proliferação da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
O coordenador ainda relembra que, mesmo com destaque para a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de outras arboviroses que podem comprometer o funcionamento dos serviços de saúde:
Clique e ouça Douglas Duarte
Em janeiro do ano passado, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue, cenário que resultou no decreto de emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estavam em situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para transmissão da doença.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
18/12/2025 - Projeto une estudantes de Pará de Minas por meio de atividades com a natureza
18/12/2025 - Ações solidárias mobilizam Motoclubes em prol de entidades beneficentes na região
18/12/2025 - Violência contra a mulher ainda desafia segurança pública em Pará de Minas e região
17/12/2025 - Footing de Natal promete movimentar o centro de Pará de Minas no próximo sábado
17/12/2025 - Médica alerta sobre cuidados com a saúde de crianças no período chuvoso
16/12/2025 - Autoescolas se adaptam as novas regras para obtenção da CNH