O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizou na última segunda-feira (27/1), 21 mortes por dengue no país em 2025, sendo duas delas registradas no estado mineiro, onde outros oito óbitos estão em investigação.
Os casos da doença, que tradicionalmente aumentam durante o verão, começaram o ano em um patamar mais baixo do que o registrado em 2024. No entanto, as suspeitas confirmadas não deixam de preocupar as autoridades, uma vez que sorotipos mais fortes estão em circulação.
Douglas Duarte, coordenador de Vigilância Ambiental, pontua que o cenário estadual é resultado do acumulo de negligências coletivas, que representam os erros constantes em relação a falta de eliminação dos focos de proliferação da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
O coordenador ainda relembra que, mesmo com destaque para a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de outras arboviroses que podem comprometer o funcionamento dos serviços de saúde:
Clique e ouça Douglas Duarte
Em janeiro do ano passado, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior quantidade de casos suspeitos de dengue, cenário que resultou no decreto de emergência em saúde pública. Na ocasião, 366 municípios mineiros estavam em situação de alerta, enquanto 305 apresentavam risco elevado para transmissão da doença.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
09/12/2025 - Integração do transporte aos sábados o dia todo é adiado para 2026
09/12/2025 - PM realiza formaturas do PROERD neste segundo semestre
05/12/2025 - O Governo de Minas inaugurou mais uma sala multissensorial na APAE Pará de Minas
05/12/2025 - Cantor Marcelinho de Lima lança novo álbum em noite animada na Girus
05/12/2025 - Probabilidade de chuvas mais intensas em Pará de Minas gera alerta da Defesa Civil