26/01/2026 às 08:34h
Já está em vigor nas contas de luz emitidas a partir do faturamento de janeiro de 2026, o Desconto Social de Energia Elétrica. A iniciativa amplia a proteção às famílias de baixa renda e complementa a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
O benefício garante um desconto médio de aproximadamente 17% na tarifa para a parcela de consumo mensal de até 120 quilowatts-hora, o que representa uma economia estimada em torno de R$ 20 por mês.
O consumo que ultrapassar esse limite não recebe desconto. O analista de Proteção da Receita da Cemig, Nilton Neves explica que o Desconto Social é um benefício distinto da Tarifa Social e não é cumulativo:
Clique e ouça Nilton Neves
Em Minas Gerais, cerca de 250 mil famílias já atendem a todos os critérios e passaram a receber o desconto automaticamente, sem necessidade de procurar a Cemig. Parte do público potencial, no entanto, ainda não foi contemplada neste primeiro momento por inconsistências cadastrais, como conta de energia em nome de terceiros ou endereço desatualizado no CadÚnico. Nesses casos, é necessário regularizar as informações para que o benefício seja aplicado.
Por Cemig
Fotos: Cemig
15/10/2025 - Vereador cobra prefeitura sobre uso do prédio onde funcionou o Colégio São Francisco
14/10/2025 - Outubro Rosa: Instituições de saúde orientam sobre prevenção ao câncer de mama
14/10/2025 - CCZ divulga balanço positivo da campanha de vacinação contra a raiva em Pará de Minas
13/10/2025 - Sicoob Ascicred reduz taxas do consignado durante a campanha ‘Promo Week’