Quem nunca contou uma mentirinha ou caiu em uma pegadinha no 1º de abril? O mês começa já com uma das datas mais curiosas do calendário, o Dia da Mentira, conhecido pelas brincadeiras e histórias inventadas que, para alguns, são motivos de risada e para outros, nem tanto.
A origem da data ainda é incerta. Há quem relacione a tradição a festivais antigos, como a Hilária, na Roma Antiga, ou até ao Holi, na Índia. Já outra teoria aponta para a França, quando parte da população teria protestado com brincadeiras e pegadinhas à mudança do Ano Novo da Páscoa para janeiro. Verdade ou não, o costume atravessou gerações e continua vivo, principalmente entre amigos e familiares.
Mas como essa data é vista hoje? Para entender melhor, a equipe de reportagem do JC Notícias foi às ruas ouvir a população. A moradora do bairro Recanto, Tainara Naiane, contou que nunca gostou muito desse tipo de brincadeira e que, para ela, o dia passa quase sem importância:
Clique e ouça Tainara Naine
Já Luana Pereira, do bairro São José, conta que gosta da data e guarda boas lembranças das pegadinhas que já fez e, também, das vezes em que acabou sendo enganada.
Clique e ouça Luana Pereira
No fim, o Dia da Mentira segue exatamente assim: leve para uns, dispensável para outros, mas sempre capaz de arrancar boas histórias e risadas.
Por Sarah Faria
13/01/2025 - Especialistas falam sobre a regulamentação das bicicletas motorizadas
13/01/2025 - Cemig orienta sobre segurança com rede elétrica durantes férias escolares
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026