Capa da Página - Dia mundial da obesidade: doença já atinge mais de 650 milhões de pessoas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/03/2021 às 08:41h

Dia mundial da obesidade: doença já atinge mais de 650 milhões de pessoas

Facebook

As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Além disso, afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

Então, para chamar a atenção da sociedade mundial sobre os diversos danos que a obesidade pode causar, entidades que representam profissionais da endocrinologia passaram a considerar, desde o ano passado, a data de 04 de março como o Dia Mundial contra a Obesidade.

E para falar sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o médico clínico geral, Dr. Marcelo Saldanha. Em entrevista, ele comenta como a obesidade representa um risco a saúde humana:

Clique e ouça Marcelo Saldanha

Dr. Marcelo exemplifica como maus hábitos na rotina podem levar a obesidade:

Clique e ouça Marcelo Saldanha

O médico clínico geral ressalta como deve ser a prevenção a obesidade:

Clique e ouça Marcelo Saldanha

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: