Capa da Página Dia nacional marca a conscientização sobre o uso e o vício de drogas e álcool - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/02/2021 às 08:01h

Dia nacional marca a conscientização sobre o uso e o vício de drogas e álcool

Facebook

No último sábado (20), foi lembrado o Dia Nacional de Combate as Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo, todos os anos, de trazer à tona a importância dos cuidados com as pessoas em situação de vício e a necessidade de haver políticas públicas que ajudam essa parte da população a se reestabelecer na sociedade.

O SUS – Sistema Único de Saúde oferece em todo o Brasil uma vasta rede que ajuda as pessoas que possuem algum tipo de vício a vencer esse mal que a cada ano cresce mais. Segundo a pesquisa mais recente sobre o assunto, produzida pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ em 2019, cerca de 3,5 milhões de brasileiros estão imersos no mundo das drogas.

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Jaqueline Amaral, coordenadora do CAPS – AD – Centro de Assistência Psicossocial Álcool e outras Drogas de Pará de Minas. Em entrevista, ela comenta a importância da data e a necessidade de se falar sobre o assunto:

Clique e ouça Jaqueline Amaral

Nossa reportagem conversou também com Neide Almeida, representante do COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas. Ela destaca que políticas públicas precisam ser criadas para haver maneiras de tirar as pessoas do mundo do vício:

Clique e ouça Neide Almeida

O Jornal da Cidade esteve também com Jonata Vieira, ex-usuário de álcool e drogas. Ele destaca os motivos que o fizeram procurar o SUS para pedir ajuda em seu tratamento:

Clique e ouça Jonata Vieira

Além da rede psicossocial do SUS, Pará de Minas ainda conta com algumas comunidades terapêuticas que auxiliam no tratamento de pessoas em situação de vício em álcool e outras drogas. O trabalho tanto na rede pública quanto nos espaços de ajuda é feito sob sigilo e sem julgamento a quem busca ajuda.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: