Com o avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil, especialmente aqueles relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surgiu um aumento significativo nas tentativas de golpes digitais.
Aposentados e beneficiários, muitas vezes menos familiarizados com a tecnologia, tornaram-se alvos frequentes de criminosos que utilizam métodos como chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos falsos para aplicar fraudes.
Em Pará de Minas, infelizmente, esses golpes também continuam crescendo, como confirma o coordenador do Procon, Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Souza
Bruno Souza alerta e orienta que familiares, além de pessoas próximas de idosos e pensionistas, ajudem a evitar esses golpes:
Clique e ouça Bruno Souza
As fraudes digitais seguem em alta no Brasil, e Minas Gerais está entre os estados mais afetados. No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 302.197 tentativas de fraude em território mineiro, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número faz parte do levantamento que aponta um cenário preocupante para toda a região Sudeste, que concentrou 1,63 milhão de ocorrências no período — 47,2% de todos os golpes identificados no País.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
27/02/2025 - Inácio Franco apresenta planos para o imóvel usado pelo Colégio São Francisco
26/02/2025 - Programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular; algo mudou após novo anúncio?
26/02/2025 - Cemig alerta para a segurança com a rede elétrica no Carnaval
26/02/2025 - Pará de Minas sedia 1º Simpósio Mineiro de Saúde Mental para Médicos Veterinários
26/02/2025 - Vacinação itinerante; Vacimóvel percorrerá comunidade de Tavares