Capa da Página Em reunião tensa, Prefeitura e Vale definem novas diretrizes após confirmação de oito casos de Covid-19 em Pará de Minas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/06/2020 às 09:00h

Em reunião tensa, Prefeitura e Vale definem novas diretrizes após confirmação de oito casos de Covid-19 em Pará de Minas

Facebook

Na edição dessa segunda-feira (01) do Jornal da Cidade, noticiamos a confirmação de Coronavírus em oito funcionários de uma empresa terceirizada à mineradora Vale do Rio Doce, que estão atuando na construção da nova adutora que vai ligar o Rio Pará à estação de tratamento da concessionária “Águas de Pará de Minas”.

Dos oito homens infectados pela Covid-19, dois são de Nova Serrana, um é de Pará de Minas e os outros cinco são de outros estados brasileiros. Como os serranenses estavam a serviço e retornavam diariamente para sua cidade, eles não serão contabilizados no boletim da Prefeitura local, mesmo trabalhando no distrito pará-minense de Meireles.

Já o caso de Pará de Minas e os outros cinco se juntam aos 19 casos que já haviam sido confirmados na cidade, aumentando o índice de contaminação para o total de 25 confirmações. Com a notícia, o prefeito Elias Diniz (PSD) junto de sua equipe se reuniu com representantes da Vale do Rio Doce ainda na manhã de ontem. 

Durante o encontro, foram debatidas as questões que serão promovidas daqui para frente no distrito de Meireles e nos locais onde os homens estavam hospedados, o que inclui hotéis e repúblicas de Pará de Minas. Em entrevista ao Jornal da Cidade, Elias explica o que será feito a partir de agora no município:

Clique e ouça Elias Diniz

Sobre a reunião, o prefeito de Pará de Minas comenta o que foi debatido durante o encontro com representantes da Vale:

Clique e ouça Elias Diniz

Elias destaca que caso o número de casos suba rapidamente e prejudique o atual sistema de saúde, medidas mais drásticas podem ser tomadas:

Clique e ouça Elias Diniz

Antes da reunião, certo tumulto foi registrado na antessala do gabinete do prefeito Elias Diniz. Alguns moradores do distrito de Meireles colheram assinaturas de todas as pessoas que vivem na localidade e de todos os vereadores. No ofício produzido, eles solicitavam participar do encontro com a Vale para explicar os problemas que as obras da adutora está causando.

Mesmo com o documento em mãos, eles foram impedidos de entrar no gabinente. Rodrigo Campos é empresário e um dos moradores de Meireles que queriam participar da reunião. Em entrevista, ele explica a situação difícil enfrenta por quem mora no distrito pará-minense:

Clique e ouça Rodrigo Campos

Ao fim da reunião com representantes da Vale, o prefeito Elias Diniz recebeu os moradores de Meireles e se dispôs a identificar os problemas e tentar solucionar na medida do possível.

Quanto aos casos de Coronavírus no município, de acordo com o boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, 560 casos foram notificados, 76 estão em acompanhamento, 97 foram descartados, 3 estão em análise e 484 pessoas já se recuperaram da doença no município.

Números pelo país

O Brasil alcançou nessa segunda-feira (1º), o total de 211.080 pessoas recuperadas do coronavírus dos 526.447 casos confirmados da doença. Até o momento, o país registra 29.937 óbitos por COVID-19.

Em Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, o número de falecimentos por coronavírus subiu para 278. No estado mineiro, 10.670 casos foram confirmados e 5.341 já se recuperaram da doença.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM | Prefeitura de Pará de Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: