Capa da Página Espaço Cidadão: moradores de Tavares reclamam de cobrança indevida de esgoto praticada pela concessionária Águas de Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/09/2020 às 08:30h

Espaço Cidadão: moradores de Tavares reclamam de cobrança indevida de esgoto praticada pela concessionária "Águas de Pará de Minas"

Facebook

Após a comunidade de Meireles reclamar de vazamento de esgoto na localidade, é a vez dos moradores da rua Santo Adriano, em Tavares utilizaram o “Espaço Cidadão” do Jornal da Cidade. Segundo eles, a concessionária “Águas de Pará de Minas”, responsável pelo saneamento básico do município, passou a cobrar a tarifa de esgoto sem mesmo haver a coleta ou tratamento do material orgânico.

Revoltados com a situação, dois moradores de Tavares encaminharam para o setor de jornalismo da Rádio Espacial FM vídeos earm que reclamam da situação e pedem ajuda para solucionar o problema.

No relato a seguir, Anderson Santos, que vive com sua família no distrito, reclama que nunca houve coleta ou tratamento de esgoto onde mora e não acha justo pagar um alto preço por algo que não está sendo realizado:

Clique e ouça Anderson Santos

Quem também reclama da situação é a moradora Carla. Segundo ela, o encanamento existente na localidade foi feito pelos próprios moradores e hoje o esgoto está a céu aberto, ou seja, sem nenhum tipo de estrutura para o tratamento ou coleta do esgoto:

Clique e ouça Carla

Nossa reportagem, por sua vez, entrou em contato com a concessionária "Águas de Pará de Minas" para saber os motivos de se cobrar a coleta e tratamento de esgoto do distrito de Tavares. Por meio de nota encaminhada pelo setor de assessoria de imprensa, a empresa informa que:

"A concessionária ‘Águas de Pará de Minas’ informa que concluiu, no primeiro semestre de 2020, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Tavares. A unidade é responsável por receber o esgoto doméstico dos imóveis e devolvê-lo tratado para a natureza, garantindo, desta forma, a preservação do meio ambiente e mais saúde para a população.

Desde a conclusão da ETE, a empresa realiza a prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no distrito. Os moradores foram avisados, anteriormente, sobre a cobrança pelos serviços. Os serviços só serão cobrados dos imóveis interligados na rede coletora de esgoto.


Em relação aos casos mencionados, a concessionária ressalta que ainda não terminou a obra de extensão de rede de esgoto na Rua Santo Adriano e não emitiu nenhuma cobrança para as residências localizadas na mesma. Sobre o abastecimento do distrito, a "Águas de Pará de Minas" reforça que a água distribuída em Tavares é tratada e atende todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

Em caso de dúvida sobre esse e outros assuntos, o cliente deve entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9 7211-8064, pelo site www.aguasdeparademinas.com.br, pelo aplicativo Cliente Águas ou pelo 0800 737 0422."

Por Henrique Silva

Fotos: Redes Sociais


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: