18/02/2026 às 07:37h
Segundo um levantamento recente, oito em cada dez brasileiros já deu credibilidade a fake news. Mas ainda assim, positivamente 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em um conteúdo.
Sobre o conteúdo das notícias falsas que acreditaram, 63% diziam respeito a propostas em campanhas eleitorais e 62% tratavam de políticas públicas. Ambiente virtual em que as informações são rapidamente divulgadas, muitas das vezes, sem checagem dos fatos ou sem contexto.
Discussões que já vem agitando posts de redes sociais com assuntos relacionados, especialmente sobre a política. Como analisar esse cenário? As redes sociais vão influenciar o resultado das eleições majoritárias em 2026?
O professor universitário e especialista em Cibercultura, Caio Oliveira comenta o acesso à informação pela população aos conteúdos divulgados em grupos de conversas no WhatsApp, e nos perfis do Instagram e no Tik Tok, por exemplo:
Clique e ouça Caio Oliveira
Entre os desafios para navegar nas redes sociais diz respeito a identificar o que é verdadeiro ou não, principalmente com as deep fakes. Em um ano eleitoral, a tendência é que o uso das redes sociais sejam usadas por candidatos como forma de conquistar votos:
Clique e ouça Caio Oliveira
A pesquisa ainda aponta que a maioria da população concorda que as redes sociais influenciam “muito” a opinião das pessoas. Além disso, embora 65% dos cidadãos saibam da existência de contas controladas por robôs, 35% ainda desconhecem essa ferramenta de disseminação em massa.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
04/01/2025 - Queda de Idosos; Geriatra reforça medidas preventivas para evitar acidentes
03/01/2025 - Síndrome de Burnout; o assunto de hoje tem relação com o ambiente de trabalho
03/01/2025 - Guia turístico destaca ecoturismo como atividade de integração social
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço
02/01/2025 - Constelação familiar; este foi o assunto do Comentário de Hélverte Moreira