14/07/2025 às 08:31h
O combate à disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, exige diferentes estratégias do poder público. Uma delas é a retirada de conteúdo considerado ameaçador à segurança da informação.
Ataques pessoais como ofensas, discursos de ódio e demais crimes cibernéticos, levantam discussões nas esferas políticas, como o reconhecimento da inconstitucionalidade em partes do Artigo 19 do Marco Civil.
Anteriormente, as plataformas eram consideradas “blindadas” de responsabilidade por crimes praticados por usuários e exigia ordens judiciais para remover tais conteúdos vistos como discriminatórios. Eliara Santana, pesquisadora em comunicação política pontua a decisão recente da última instância do judiciário brasileiro:
Clique e ouça Eliara Santana
A responsabilização civil das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados por usuários, como ataques à democracia, racismo, entre outros, tem se tornado um dos embates mais polêmicos no meio político, levando a discussões acaloradas na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal.
Portanto no fim do último mês, o Supremo Tribunal Federal aprovou a nova redação do Marco Civil da Internet, na qual obriga as plataformas digitais a remover conteúdo ilegal publicado por usuários nas redes sociais, o que segundo a pesquisadora significa um avanço em vários aspectos no mundo virtual:
Clique e ouça Eliara Santana
A responsabilização por parte de conteúdos em redes sociais como de situações cotidianas levanta discussões sobre a regulamentação das redes. Contudo, agora, as big techs que controlam redes sociais como por exemplo a Meta, Google, TikTok, Discord, X (ex-Twitter) e Kwai deverão remover aqueles conteúdos e publicações criminosas a partir de denúncias de seus próprios usuários.
Por Sérgio Pêgo/ Com informações do Senado
Fotos: Espacial FM
25/04/2025 - Davi Lucca tem Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença rara, e precisa de ajuda
25/04/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
25/04/2025 - Câmara aprova projeto que prevê o Censo Animal em Pará de Minas
24/04/2025 - Alerta: sobrecarga de energia é um perigo que pode levar a incêndios
24/04/2025 - ‘Modernização’ é assunto de encontro regional de Sindicatos em Pará de Minas
24/04/2025 - Sine de Pará de Minas abre inscrições para 7 cursos gratuitos