Capa da Página - Fábricas e comércios voltam a funcionar nesta segunda em Nova Serrana - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

06/04/2020 às 08:42h

Fábricas e comércios voltam a funcionar nesta segunda em Nova Serrana

Facebook

Após semanas consecutivas de reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crises e com o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde Pública de Nova Serrana, avaliando e traçando estratégias de enfrentamento a pandemia, foi decretado neste domingo (5), em Edição Extraordinária do Diário Oficial do Município, (Decreto Municipal 030/20), as normas e exigências para o retorno gradual das atividades industriais, comerciais e de prestação de serviço no município a partir desta segunda-feira (6).

Todas as decisões foram tomadas considerando a necessidade de retorno das atividades econômicas em Nova Serrana e o resultado positivo do bloqueio preventivo determinado por meio do Decreto 025/20. Também foi levado em consideração a competência do Município sobre a legislação acerca de assuntos de interesse local.

Dessa forma fica autorizado, a partir de hoje (6), o funcionamento de algumas atividades e estabelecimentos, se observadas as medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus – COVID 19.

No que diz respeito ao comércio e as indústrias, os proprietários deverão cuidar para que os empregados ou clientes, tanto na linha de produção ou vendas quanto no seu deslocamento dentro das unidades, mantenham distanciamento mínimo de 1,5 metro. Devem manter os espaços de trabalhos arejados, com janelas abertas, usando minimamente o aparelho de ar condicionado. As medidas de higienização também devem ser tomadas para evitar contaminação.

Também devem promover o escalonamento temporal de entrada, saída, almoço e lanche, de forma a evitar a aglomeração ou elevada circulação de pessoas no mesmo horário, aferir temperatura dos colaboradores na entrada e encaminhar a uma unidade de saúde àqueles que constatada temperatura acima de 37 graus.

Nas academias, estúdios, clínicas de pilates, bem como em qualquer local de atividades físicas, atividades religiosas, salões beleza e barbearia, restaurantes e lanchonetes, feiras lives, vendedores ambulantes e transporte público, as atividades também poderão ser restabelecidas, desde que tomadas medidas de prevenção ao COVID-19.

No âmbito de outros poderes, órgãos ou entidades autônomas do Município de Nova Serrana-MG, fica recomendada a suspensão de eventos que impliquem aglomeração de pessoas e a adoção de medidas de prevenção, assepsia, dentre elas a higienização constante das mãos com disponibilização de álcool em gel onde não houver possibilidade de lavá-las.

O atendimento presencial ao público externo nas repartições públicas municipais retornará no dia 13 de abril de 2020.

Por enquanto, permanecem suspensos por prazo indeterminado outros serviços, como por exemplo:

  • Shows e eventos culturais;

  • Aulas, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação, nas unidades da rede pública de ensino e das atividades dos Centros Municipais de Educação Infantil

  • Cirurgias eletivas de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde;

  • Atividades das clínicas odontológicas da rede privada, excetuando-se casos de comprovada urgência e emergência.

  • Consultas e exames eletivos da rede privada;

  • Atendimento dos laboratórios de Análises Clínicas da rede privada, excetuando-se as urgências;

  • Atendimentos odontológicos da rede pública municipal, excetuando-se casos de comprovada urgência e emergência;

  • Visitas em Instituições de Longa Permanência de Idosos;

  • Atendimentos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;

  • Casas noturnas, Parques de diversão e Clubes sociais e de lazer.

Por JC Notícias

Foto: novaserrana.mg.gov.br/





Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: