25/07/2025 às 08:40h
Ministrado pelo músico David Tanganelli, o projeto leva aos palcos uma aula-show interativa e divertida, que ensina, de forma lúdica, a história da música e do blues. Tanganelli, que já se apresentou em edições anteriores do festival, encantou os pequenos com performances que misturaram arranjos, contação de histórias e muita participação do público infantil. Para a Rádio Espacial FM ele falou um pouco da importância destas ações:
Clique e ouça David Tanganelli
O Dipanas Blues na Escola é uma das muitas ações gratuitas do Circuito Social do festival, apresentado pela Quatree e viabilizado com apoio dos governos federal e estadual. A proposta é democratizar o acesso à cultura, ocupando diferentes espaços da cidade com atividades que fortalecem o vínculo entre arte e comunidade de forma gratuita.
E a programação social continua nos próximos dias. No domingo, dia 27, o festival promove o Dipanas Blues no Cristo Redentor, uma apresentação gratuita em um dos principais cartões-postais do município e que conta também com o apoio da prefeitura de Pará de Minas, por meio da secretaria de Cultura. O objetivo é levar a música para o público em um cenário simbólico, fortalecendo a identidade cultural da cidade. Quem vai se apresentar por lá é Murilo Augustus, que vem de São Paulo. Quem falou sobre essa ação foi o produtor-executivo do Festival, Wilson Caldas:
Clique e ouça Wilson Caldas
Já no dia 5 de agosto, o festival promove o workshop Dos Bastidores ao Palco, voltado para músicos, produtores e interessados no empreendedorismo artístico. A atividade integra o eixo formativo do evento e busca compartilhar experiências e técnicas sobre os bastidores da produção de um grande evento.
No dia 9 de agosto, o Circuito Cultural tem sua abertura oficial na Praça da Matriz, com um cortejo musical da Banda Lira, seguido por show do artista para-minense John. Neste dia também acontece uma feira de adoção Pet em parceira com a ONG SOS Bichinho. Durante a semana que antecede o grande dia do festival, a programação se espalha por diferentes pontos da cidade, com apresentações gratuitas no shopping e também no Dipanas Bistrô.
Encerrando esse ciclo de ações sociais, no dia 16 de agosto — data do festival no Parque de Exposições — será promovida uma campanha de arrecadação de alimentos. Toda a doação será destinada ao projeto Cestou, que atende mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2024, a arrecadação chegou a duas toneladas, garantindo o funcionamento da associação por mais de quatro meses.
Com uma programação diversa e um compromisso firme com a inclusão e a solidariedade, o Festival DiPanas Blues reforça mais uma vez seu papel como agente transformador da cultura e da cidadania.
Por JC Notícias
Fotos: Dipanas Blues
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental