De segunda a sexta, das 8h as 17h
Criminosos têm aplicado um novo tipo de golpe: fingem ser gerentes ou funcionários de banco para enganar clientes e desviar dinheiro de contas. Várias vítimas relatam prejuízos pelo país.
Nos casos, o contato começa por WhatsApp ou telefone, com linguagem profissional e uso de informações sigilosas que aumentam a credibilidade, como o saldo bancário. Em seguida, os golpistas orientam as vítimas a acessar links específicos, escanear QR Codes ou inserir códigos dentro do aplicativo do banco — o que permite a realização de transferências e a contratação de crédito.
O Jornal da Cidade teve acesso ao relato de um cliente de uma agência bancária, o qual não quis se identificar, que desconfiou e quase foi vítima desses criminosos, que clonaram o telefone do gerente e ainda usaram a Inteligência Artificial para imitar a voz do funcionário do banco:
Clique e ouça Cliente Banco
A vítima reafirma o alerta quanto aos perigos de golpes, principalmente com o usando da inteligência artificial:
Clique e ouça Cliente Banco
De acordo com a Polícia, em casos como este, as vítimas precisam fazer uma representação após abrirem o B.O. para dar continuidade às investigações.
Para se proteger, a principal medida de prevenção é desconfiar de contatos recebidos por telefone ou aplicativos de mensagens.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas
22/01/2025 - Escola Fernando Otávio vai ofertar curso profissionalizante em fevereiro
22/01/2025 - Calor faz aumentar o movimento de pessoas em espaços verdes de Pará de Minas
22/01/2025 - PAS: Prefeitura mantêm pagamento de beneficio aos servidores públicos
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
