19/08/2026 às 08:39h
O chamado golpe do “falso gerente” vem fazendo novas vítimas e causando prejuízos financeiros para várias pessoas. Os criminosos entram em contato por telefone ou WhatsApp e se passam por funcionários de instituições bancárias. Para tornar a abordagem mais convincente, utilizam informações pessoais e bancárias, como saldo da conta, além de uma linguagem semelhante à adotada pelos profissionais das agências.
Durante a conversa, os golpistas orientam a vítima a acessar links, escanear QR Codes ou inserir códigos diretamente no aplicativo do banco. A partir dessas ações, conseguem induzir o cliente a autorizar transferências, realizar movimentações financeiras ou até contratar empréstimos. Em um dos casos relatados, um cliente desconfiou da abordagem depois que criminosos chegaram a clonar o telefone do gerente e utilizar inteligência artificial para imitar a voz do funcionário, tentando dar ainda mais credibilidade à tentativa de golpe:
Clique e ouça Vítima:
A vítima reafirma o alerta quanto aos perigos de golpes, principalmente com o usando da inteligência artificial:
Clique e ouça Cliente Banco:
Para evitar cair nesse tipo de fraude a recomendação é nunca fornecer senhas, códigos de segurança ou dados de acesso por telefone ou WhatsApp, mesmo quando o contato aparentar ser de um funcionário do banco. Também não se deve clicar em links ou realizar procedimentos no aplicativo a pedido de terceiros. Em caso de dúvida, encerre o contato e procure diretamente a agência ou os canais da instituição para confirmar a informação.
Quanto maior a pressão para realizar uma operação imediatamente, maior deve ser a desconfiança. De acordo com a Polícia, em casos como este, as vítimas precisam fazer uma representação após abrirem o Boletim de Ocorrência para dar continuidade às investigações.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
28/10/2025 - Engesp anuncia novidades na coleta de lixo em Pará de Minas
28/10/2025 - Comunidade escolar se prepara para um bom desempenho no Saeb
27/10/2025 - Mais da metade dos mineiros estão acima do peso
27/10/2025 - Trabalhadores da empresa Turi reclamam de atrasos salariais
27/10/2025 - Política da boa vizinhança: agentes auxiliam nas demandas de conflitos entre populares
27/10/2025 - Prefeitura quer reajustar IPTU e estima ampliar arrecadação em R$ 10 milhões
24/10/2025 - Bola rola neste domingo pelo Campeonato Sicoob Pará de Minas 2025 Feminino