De acordo com o último balanço realizado pela Hemominas, fundação responsável pela coleta sanguínea em Minas Gerais, o estoque de sangue está baixo em todo o estado.
Seis dos oito tipos sanguíneos estão atualmente em estado de alerta. Sendo eles: O+, O-, A+, A-, B-, AB-. O Hemominas faz a medição diária do estoque em diferentes níveis, crítico, alerta, adequado e estável.
Em entrevista à Rádio Espacial FM, Fabíola Nogueira, responsável pelo setor de coleta de sangue no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) relatou como se encontra o estoque do hemocentro na cidade:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Pará de Minas recebe diversos cidadãos dispostos a esse ato nobre e solidário. Antes, muitas pessoas precisavam se deslocar até cidades vizinhas para realizar a doação:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A profissional ainda enfatiza que em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, o número de doadores não chega a 1%, situação que preocupa as pessoas que atuam no serviço e vem sendo analisada pelas equipes de saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
No dia 14 e 28 de fevereiro, quem estiver interessado em doar sangue e ajudar a manter o estoque abastecido, é só comparecer nos pontos de coleta. É necessário fazer o agendamento no WhatsApp (37) 3233-5461.
Em Pará de Minas, eles estão localizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/05/2025 - Sindicato cobra correção salarial de todos os servidores que ganham menos que o mínimo
12/05/2025 - Manutenção de estradas rurais está no radar da Secretaria de Obras de Pará de Minas
12/05/2025 - Padre comenta a escolha de novo papa e revela olhares da igreja em novo ministério
12/05/2025 - Promoção do Dia Dia das Mães contempla moradora do bairro São Cristóvão
12/05/2025 - Cavalgada vai movimentar a cultura sertaneja em Pará de Minas no próximo sábado
09/05/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; Especial Dia das Mães
09/05/2025 - Paraliteratura vai fomentar a cena cultural de Pará de Minas durante o mês de maio
09/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
09/05/2025 - Polícia Civil orienta produtores contra furtos de gado na região