Uma nova técnica passa a fazer parte dos procedimentos realizados pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas. No dia 30 de junho, foi realizado pela primeira vez uma nefrectomia por videolaparoscopia, cirurgia para retirada de um rim feita de forma minimamente invasiva e pelo SUS.
O procedimento foi realizado pelo urologista Dr. Gabriel Andrade, com uma equipe de cinco profissionais. A paciente, de 48 anos, tinha um dos rins sem funcionamento adequado desde o nascimento. Com o passar dos anos, o problema provocou dores e infecções urinárias recorrentes, levando à indicação da cirurgia.
Diferentemente do procedimento convencional, a videolaparoscopia é feita por pequenas incisões no abdômen que permite, por meio de uma câmara, que o médico acompanhe as estruturas internas em uma tela enquanto realiza a retirada do órgão. No entanto, para que o procedimento pudesse ser realizado no município, foi necessário viabilizar um material específico utilizado durante a cirurgia, como explica o especialista:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Além de reduzir o impacto do procedimento no organismo, a técnica apresenta diversas vantagens, como contenção de sangramento, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
O urologista também destaca o trabalho conjunto que permitiu a realização do procedimento e a importância do hospital para pacientes de toda a região:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Com a experiência adquirida, a expectativa agora é que novas cirurgias por videolaparoscopia sejam realizadas no hospital. Para a paciente, que tem outro rim saudável e recebeu alta no dia seguinte, a perspectiva é seguir a vida normalmente, mantendo o acompanhamento médico e os cuidados necessários.
Por Sarah Faria
Foto: HNSC / Divulgação
20/06/2025 - Márcia Marzagão esteve nesta sexta-feira no Jornal da Cidade
20/06/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
20/06/2025 - Passageiros de Antunes reclamam de péssimas condições dos ônibus coletivos
20/06/2025 - Moradora de Pará de Minas pede ajuda em busca de tratamento
18/06/2025 - Falta de mão de obra no campo revela desafios para a agricultura familiar
18/06/2025 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
18/06/2025 - Pará de Minas vai ficar mais “gelada” com a chegada do inverno