Uma nova técnica passa a fazer parte dos procedimentos realizados pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas. No dia 30 de junho, foi realizado pela primeira vez uma nefrectomia por videolaparoscopia, cirurgia para retirada de um rim feita de forma minimamente invasiva e pelo SUS.
O procedimento foi realizado pelo urologista Dr. Gabriel Andrade, com uma equipe de cinco profissionais. A paciente, de 48 anos, tinha um dos rins sem funcionamento adequado desde o nascimento. Com o passar dos anos, o problema provocou dores e infecções urinárias recorrentes, levando à indicação da cirurgia.
Diferentemente do procedimento convencional, a videolaparoscopia é feita por pequenas incisões no abdômen que permite, por meio de uma câmara, que o médico acompanhe as estruturas internas em uma tela enquanto realiza a retirada do órgão. No entanto, para que o procedimento pudesse ser realizado no município, foi necessário viabilizar um material específico utilizado durante a cirurgia, como explica o especialista:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Além de reduzir o impacto do procedimento no organismo, a técnica apresenta diversas vantagens, como contenção de sangramento, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
O urologista também destaca o trabalho conjunto que permitiu a realização do procedimento e a importância do hospital para pacientes de toda a região:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Com a experiência adquirida, a expectativa agora é que novas cirurgias por videolaparoscopia sejam realizadas no hospital. Para a paciente, que tem outro rim saudável e recebeu alta no dia seguinte, a perspectiva é seguir a vida normalmente, mantendo o acompanhamento médico e os cuidados necessários.
Por Sarah Faria
Foto: HNSC / Divulgação
10/12/2025 - Presépio Belém Monumental pode ser visitado na Estação Cultural até dia 6 de janeiro
10/12/2025 - Cesec está com matrículas abertas para interessados em concluir trajetória escolar
09/12/2025 - Integração do transporte aos sábados o dia todo é adiado para 2026
09/12/2025 - PM realiza formaturas do PROERD neste segundo semestre
05/12/2025 - O Governo de Minas inaugurou mais uma sala multissensorial na APAE Pará de Minas