Capa da Página Hoje é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/11/2020 às 08:15h

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra

Facebook

Hoje, 20 de Novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Apesar de a data ter sido fixada em 2003, de lá para cá, muito se questiona sobre esse dia, uma vez que, para muitos, ela não deveria existir, pois acreditam que mais gera segregação do que união. Mesmo com isso, todos os anos, se celebra a Consciência Negra como forma de conscientização de que o negro precisa e deve ter acesso a tudo que o branco conquistou até hoje no mundo e que lhes foi negado.

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Cida Penha, coordenadora do Instituto Dandara. Em entrevista, ela comenta como o negro é tratado hoje em dia na sociedade e a importância da data:

Clique e ouça Cida Penha

Cida Penha destaca a necessidade da sociedade conhecer mais sobre a cultura negra:

Clique e ouça Cida Penha

E em comemoração ao Dia da Consciência Negra, uma exposição especial foi montada na Casa da Cultura de Pará de Minas e está aberta até as 17H de hoje, sexta-feira (20), para a apreciação do público.

Por Henrique Silva

Fotos: Divulgação


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: