Capa da Página Inscrições para recenseadores e agentes censitários do IBGE poderão ser reabertos em dezembro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/10/2021 às 07:19h

Inscrições para recenseadores e agentes censitários do IBGE poderão ser reabertos em dezembro

Facebook

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou recentemente que se prepara para conseguir levar a campo a coleta do Censo Demográfico a partir de 1º de junho de 2022. Com isso, um novo concurso para contratação de funcionários pode ocorrer ainda este ano.

Em cronograma enviado pela Coordenação Operacional dos Censos do IBGE aos trabalhadores envolvidos no planejamento da operação censitária, o órgão abriria inscrições para um novo concurso de funcionários temporários de 1º a 23 de dezembro deste ano, com provas previstas em 23 e 30 e janeiro de 2022.

Os resultados da seleção seriam divulgados em 3 e 8 de março, para que os aprovados sejam treinados e contratados até o fim daquele mês. Sobre a possibilidade da reabertura do edital do concurso público, para novas inscrições, a reportagem do JC Notícias conversou com André Felipe Mendonça, técnico do IBGE, o qual confirma a informação:

Clique e ouça André Mendonça

A pesquisa urbanística do entorno dos domicílios que serão visitados ocorreria entre 18 de abril e 13 de maio do ano que vem, para que a coleta tenha início em campo em 1º de junho, com previsão de se estender até 31 de agosto. Pelo novo cronograma, os trabalhos de revisão e encerramento do levantamento estariam concluídos em 3 de outubro de 2022, como explica André Mendonça:

Clique e ouça André Mendonça

A última contagem populacional ocorreu há 11 anos. O censo demográfico teria que ser feito no ano passado, porém a pandemia e seus reflexos impediram o serviço.

Neste ano, no fim de agosto, o IBGE divulgou apenas as estimativas sobre população dos 5.570 municípios brasileiros. O dado foi publicado no Diário Oficial da união e mostrou que o Brasil chegou a 213,3 milhões de pessoas em 1º de julho de 2021.

Por Sérgio Viana

Foto: IBGE App


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: