27/01/2026 às 08:42h
Dados divulgados recentemente mostraram que o agronegócio mineiro alcançou US$ 19,8 bilhões em exportações no último ano. Atualmente, representa parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país, gerando renda e mão de obra.
O crescimento das atividades voltadas a agricultura familiar também vem apresentando bons resultados, como na produção de carnes, leites, ovos e mel. O setor de alimentos de origem animal avançou 4,8%, impulsionado sobretudo pela maior produção de carne bovina, enquanto alimentos de origem vegetal cresceram 2,7%, no último ano.
Para o fiscal e assistente agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em Pará de Minas, Iuri Guilherme de Paula, o órgão realiza a inspeção de produtos de origem animal no estado, com intuito de garantir a segurança sanitária dos alimentos:
Clique e ouça Iuri Guilherme
A segurança alimentar para a população, proteção da saúde dos mineiros e suas criações, além da proteção da economia é um dos pilares do IMA. Com isso, o fiscal orienta produtores a manter os produtos com selos, sendo registrados nos equipamentos de inspeção e controle:
Clique e ouça Iuri Guilherme
A produção de queijo por exemplo, alcançou a marca de 43 mil toneladas de queijo produzidas, consolidando o setor como um dos pilares da economia e da cultura do estado. Atualmente, Minas Gerais conta com mais de 30 mil produtores e empreendedores rurais mineiros que sobrevivem da atividade.
O queijo, requeijão, leite e o iogurte, são os derivados mais consumidos pela população.
O produtor e o consumidor podem esclarecer dúvidas por meio do (37) 3246-3623, 162 ou acessar o site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
24/12/2025 - Famílias já programaram pratos da Ceia de Natal de logo mais
24/12/2025 - Ruas e calçadas cheias em Pará de Minas: O que falta para o seu Natal
24/12/2025 - Confira o que abre e fecha durante o Natal em Pará de Minas
23/12/2025 - IPVA 2026: governo de Minas divulga datas de vencimento e valores
23/12/2025 - Fim de ano, época de festas e também de combater o Aedes aegypti
22/12/2025 - Operações de Fim de Ano se intensificam e agentes fiscalizam rodovias da região