24/09/2025 às 08:34h
Minas Gerais lidera o ranking brasileiro em concursos internacionais de queijo e demais atividades da agroindústria. A produção do laticínio, por exemplo, é reconhecida mundialmente.
Mais de 30 mil produtores e empreendedores rurais mineiros sobrevivem dessa atividade. Mas, para tal feito, a qualidade dos produtos precisam ser atestadas antes de chegar nas prateleiras e consequentemente nas compras do consumidor.
Segundo Iuri Guilherme de Paula, fiscal assistente agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o órgão realiza a inspeção de produtos de origem animal no estado, garantindo segurança sanitária de alimentos comercializados:
Clique e ouça Iuri Guilherme de Paula
A segurança alimentar para a população, proteção da saúde dos mineiros e suas criações, além da proteção da economia, é um dos pilares do IMA. Com isso, o fiscal orienta produtores a manter os produtos com selos, sendo registrados nos equipamentos de inspeção e controle:
Clique e ouça Iuri Guilherme de Paula
O segmento de leite se destaca entre as atividades com registros no sistema. Houve um crescimento de 181%, assim, esses estabelecimentos podem estar aptos a comercializarem seus produtos em todo o território nacional. O queijo, requeijão, leite e iogurte, os derivados mais consumidos pela população. O produtor e o consumidor podem esclarecer dúvidas por meio do (37) 3246-3623, 162 ou clicar na aba denúncias no site do IMA.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais
17/07/2025 - Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
17/07/2025 - Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro
16/07/2025 - Feirinha de Carros Usados volta a ser promovida em Pará de Minas
16/07/2025 - Setor de vestuários segue aquecido durante o inverno em Pará de Minas
15/07/2025 - Golpistas têm se passado por profissionais da advocacia