28/01/2026 às 09:00h
A Justiça de Minas Gerais concedeu tutela de urgência solicitada pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e suspendeu o Concurso Público nº 01/2025 do Município de Papagaios. A decisão, proferida pelo Juízo da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Criminais da comarca de Pitangui, determinou que o edital seja republicado com a reserva mínima de 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Segundo a Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria, o edital do certame — que oferece 27 vagas para diferentes cargos e cujo período de inscrição estava previsto entre 6 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026 — estabelecia cotas apenas para pessoas com deficiência, deixando de contemplar ações afirmativas para os grupos raciais minoritários.
A ação foi proposta após o envio de recomendação formal ao município. A administração municipal, contudo, respondeu afirmando que “a legislação federal não se aplica a Estados e Municípios”, justificativa considerada insuficiente pela DPMG e, posteriormente, pelo Judiciário.
Ainda segundo a Defensoria Pública, foi fixada multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da liminar.
Com Informações da DPMG
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga
03/09/2025 - Abertas as inscrições para o curso Saúde e Cuidado ao Idoso em Pará de Minas
02/09/2025 - Vacina para ajudar dependentes de crack e cocaína
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG