A obesidade atingiu mais de 200 mil mineiros em dois anos. Pesquisa realizada em 2024 revela que 34,66% da população está com algum nível de obesidade.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional aponta que a obesidade é uma das doenças que mais cresce no Brasil. Para Paulo Augusto, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, esse número é preocupante:
Clique e ouça Paulo Augusto
O enfrentamento, a prevenção e o tratamento da doença são vistos como fundamentais diante de um cenário de embate nutricional. Segundo Paulo Augusto, às tomadas de decisões e os comportamentos individuais podem contribuir para melhora nesse cenário:
Clique e ouça Paulo Augusto
Cálculos baseados no Índice de Massa Corporal (IMC) revelam que a obesidade infantil atinge mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos. Nesse momento que segundo o especialista, é necessário pensar na alimentação dos pequeninos para a vida:
Clique e ouça Paulo Augusto
Os salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados devem sair de cena e dar mais espaço aos alimentos que já conhecemos bem, como arroz, feijão, legumes e frutas.
Portanto, o acesso à informação sobre escolhas mais saudáveis para as famílias, profissionais de saúde, cuidadores e responsáveis é fundamental para combater o problema.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/05/2025 - Cresce o número de acidentes de trabalho na construção civil em Pará de Minas
28/05/2025 - A 6ª edição do Cultura no Parque foi destaque no JC desta quarta-feira
27/05/2025 - Projetos e o trabalho dentro do presídio de Pará de Minas
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
27/05/2025 - Setor imobiliário aquecido eleva valores de aluguel em Pará de Minas